Órgão da Execução Penal
Avenida João Gualberto, n. 741, Alto da Glória
Curitiba Paraná
Fone/whatsapp: 41. 3022-4862
conselhodacomunidadecwb@hotmail.com
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA CONSELHO DA COMUNIDADE DE CURITIBA
CEMSU - Central de Medidas Socialmente Úteis
O Conselho da Comunidade de Curitiba doou nesta quinta - feira, dia 22 de setembro de 2022, 78 (setenta e oito) pares de chinelos e 60 (sessenta) cartões transporte avulso - URBS - a CEMSU, que é responsável pela gestão da política de alternativas penais do Judiciário sob o enfoque das práticas restaurativas e do acompanhamento em rede.
CEMSU - Central de Medidas Socialmente Úteis
Diante da solicitação via Ofício n. 148, o Conselho da Comunidade de Curitiba doou, nesta segunda feira, dia 03/10/2022, 80 (oitenta) moletons para o CEMSU, que irá distribuir às pessoas presentes no Fórum Criminal, para audiências de custódia, e que se encontram desamparados de vestimentas para o frio oscilante de Curitiba.
Até dezembro serão entregues mais 80 (oitenta) moletons para a mesma finalidade.
NATAL SOLIDÁRIO DA RPC
O Conselho da Comunidade de Curitiba, recebeu por ordem judicial, oriunda da 5ª vara Criminal, diversos produtos apreendidos que se encontravam na Delegacia de Estelionatos.
Entre esses produtos haviam diversos materiais infantis, os quais foram doados para o Natal Solidário da PRC:
18 mochilas Hannah Montana
14 mochilas pequenas menina
33 bolsas plásticas Barbie e Rebeldes com alça
8 mochilas Hot Wheels
19 pares de tênis (unissex)
79 "rasteirinhas" femininas - 34 ao 37 tamanho
104 bonés
DOAÇÃO DE LIVROS
Coisa boa é ver um egresso do sistema prisional crescendo na vida aqui fora.
Há um ano acompanhamos a trajetória desse rapaz. Agora, ele está estudando para ser Bombeiro Socorrista e fazer atendimento pré-hospitalar ao traumatizado. E nós, do Conselho da Comunidade de Curitiba, fizemos questão de auxiliá-lo em seu novo caminho, garantindo a ele os livros e material didático.
Voe alto, querido! Que sua alegria e força pra vencer te guiem pelos bons rumos.
PROJETO COSTURA PELA DIGNIDADE
Penitenciária Feminina do Paraná
Costuras pela Dignidade. Esse é o nome do projeto que passa a garantir roupas íntimas para todas as privadas de liberdade na capital paranaense.
Realizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Curitiba, em parceria com a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), o projeto vai garantir a produção permanente de calcinhas e tops para mulheres encarceradas.
O Conselho faz a compra de todo o material necessário para a confecção e a PFP fica responsável pela produção, utilizando o maquinário de costura que a unidade já possui para a confecção de outras peças.
Duas internas ficarão na frente da ação, aprendendo uma nova profissão e tendo a oportunidade de ter a pena reduzida em um dia, para cada três de atividade.
O projeto visa pôr fim a uma carência comum no sistema prisional feminino, já que calcinhas e tops não estão entre os itens entregues pelo Estado e muitas mulheres não recebem assistência material de suas famílias.
“A ideia surgiu quando, em realização de ações em outras unidades penais, constatávamos que tinham mulheres sobrevivendo com apenas duas ou três calcinhas, que, muitas vezes, guardavam pra usar quando estavam menstruadas, para segurar o absorvente. Uma situação inimaginável para quem está aqui fora”, relata a presidenta interina do Conselho da Comunidade de Curitiba, Waleiska Fernandes.
“Aqui na PFP, a gente sempre deu um jeito de tentar produzir algo pras nossas ppls, nem que fosse com sobras de material de outras peças. Mas agora, será bem melhor porque temos a permanência da produção com um tecido próprio pra essa finalidade”, celebra a diretora da unidade, Alessandra Antunes.
As peças produzidas vão abastecer a própria PFP, além de todas as unidades onde há mulheres em situação de cárcere na capital: Complexo Médico Penal (CMP), Cadeia Pública de Curitiba e CIS-Piraquara. A entrega será feita no âmbito da Política de Atenção Integral às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema penal (PEAME). Garantia de dignidade e saúde.
PROJETO OFICINA DE BORDADOS
Associação beneficente em favor de mulheres em situação de vulnerabilidade social
O Conselho da Comunidade de Curitiba beneficia diversas mulheres em situação de vulnerabilidade através da Oficina de Bordados, como forma de aperfeiçoamento profissional para preparo ao mercado de trabalho.
O curso é ministrado pela instrutora Maria Raquel F.R. Lourdes desde março de 2022, com término em dezembro do corrente ano.
CENTRAL DE FLAGRANTES
Foi solicitado ao Conselho da Comunidade de Curitiba, através do Ofício 28/2022, emitido pela Ilma. Sra. Dra. Promotora de Justiça Lucimara Rocha Ernlund, da 7ª Promotoria, a doação de cobertores para a Delegacia Central de Flagrantes, considerando que a Unidade encontra-se desguarnecida dos mesmos.
Portanto, em 05/10/2022, foi entregue à Delegacia Central de Flagrantes, 30 (trinta) cobertores.
COMPLEXO MÉDICO PENAL
Doação de Kit Higiene
Em 14 de dezembro de 2023, o Conselho da Comunidade de Curitiba esteve presente no Complexo Médico Penal, em Pinhais, para levar doação de kits de higiene para as mulheres custodiadas na unidade.
Ter produtos para lavar os cabelos e sabão para lavar peças íntimas e louças não é um privilégio, mas um direito básico da pessoa privada de liberdade. Uma questão de saúde, acima de tudo.
A visita também serviu como momento de início de diálogo sobre projetos de educação na unidade, que devem ser desenvolvidos em 2024.
Na foto, a presidenta interina do Conselho da Comunidade de Curitiba, Waleiska Fernandes, e o vice-diretor do CMP, Firmino Souza.
PROJETO COSTURA PELA DIGNIDADE
Penitenciária Feminina do Paraná
Esta foto é do início do ano.
E por que estamos publicando agora?
Porque estamos prestes a colher os frutos dessa semente.
Um projeto lindo e necessário que nasce de uma parceria que o Conselho da Comunidade de Curitiba propôs para a Penitenciária Feminina do Paraná, no âmbito do PEAME.
O Costuras pela Dignidade tem tudo pra ser um exemplo pra o Brasil. Vocês ouvirão falar mais dele em breve.
PROJETO COSTURA PELA DIGNIDADE
Entrega das peças íntimas femininas na Cadeia Pública de Curitiba
Mais uma entrega do Projeto Costuras pela Dignidade. Dessa vez, na Cadeia Pública de Curitiba (CPC).
No local, passam cerca de 90 mulheres por mês. Elas ficam lá até conseguirem a liberdade na audiência de custódia ou até serem transferidas para a PFP ou CMP.
Por ser uma unidade de passagem, muitas não recebem assistência das famílias enquanto estão na CPC, por isso, ter roupas íntimas para atender essas mulheres é fundamental. Uma questão de dignidade, higiene e saúde.
O Costuras pela Dignidade é um projeto do Conselho da Comunidade de Curitiba, em parceria com a Penitenciária Feminina do Paraná, que está produzindo roupas íntimas (calcinhas e tops) para privadas de liberdade das unidades da Comarca.