O Conselho da Comunidade de Curitiba informa que foi autorizada a saída do Dr. Bruno Muller Silva da Presidência Interina, havendo a homologação da indicação para o cargo, a Sra. Waleiska Fernandes Figueiras, a qual está atuante neste Conselho como Presidente Interina desde o dia 26/09/2023.
Agradecemos imensamente toda a dedicação ofertada pelo Dr. Bruno Muller e damos a boas vindas à Sra. Waleiska!
Waleiska Fernandes é jornalista e ativista de Direitos Humanos.
É membro do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná, onde coordenou por 2 anos a Comissão de Monitoramento dos Sistemas de Privação de Liberdade. Integrou o GT Interinstitucional de Enfrentamento ao Covid-19 no sistema penitenciário de 2020 a 2021. Coordena o Coletivo Você Não Está Sozinha, que realiza trabalhos voluntários no cárcere feminino e com egressas do sistema.
Começou a lidar com o sistema penitenciário em 2013, quando trabalhou, em Brasília, na equipe de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça, cobrindo especialmente o Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário e dos Sistema Socioeducativo (DFM/CNJ). Em 2016, esteve entre as vencedoras do Prêmio Comunicação e Justiça, pelo trabalho realizado na cobertura e divulgação da implantação das Audiências de Custódia pelo CNJ, em 2015.
É coautora da publicação “Operários do Cárcere – Diagnóstico sobre as condições de saúde e de trabalho dos agentes penitenciários do Paraná” e autora da Pesquisa sobre as Condições de Trabalho das Agentes Penitenciárias Femininas do Paraná, ambas publicadas pelo SINDARSPEN, onde trabalhou por seis anos, tendo a oportunidade de conhecer as entranhas do sistema também sob a ótica dos servidores do sistema. Foi idealizadora e produtora da exposição fotográfica “Operários do Cárcere, rostos invisíveis”, resultado da peregrinação em 17 unidades penais em 9 regionais do Paraná, com registros do premiado fotógrafo Joka Madruga.
Foi voluntária de ações do Conselho da Comunidade de Curitiba em 2017 e 2018 e retomou a participação na entidade em 2022, auxiliando na aproximação da sociedade civil organizada.
Atualmente, também é graduanda de Direito.