26 de maio de 2021 / Conselho da Comunidade de Curitiba
Os associados ao Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba elegem na quinta-feira (27 de maio) a nova diretoria da instituição. Apenas uma chapa apresentou candidatura. O grupo é encabeçado por Edda Deiss de Mello e Silva, atual vice-presidente do Conselho. A nova diretoria vai comandar a instituição no triênio 2021/24. Em virtude da pandemia de coronavírus, o pleito deste ano será realizado remotamente. Os eleitores receberam um link para acessar uma plataforma de videoconferência e participar da assembleia em que será realizada a votação.
Instalado em 2013, a advogada Isabel Kugler Mendes foi designada pelo então juiz corregedor Hamilton Schwartz como a primeira presidente da instituição. O Conselho da Comunidade da RMC é responsável pela fiscalização da execução penal em 11 penitenciárias e 3 cadeias públicas na Grande Curitiba e nas carceragens localizadas na capital paranaense.
A organização é a representante da comunidade no acompanhamento do tratamento dado às pessoas privadas de liberdade e, também, do processo de reinserção desses cidadãos às atividades sociais e laborais após o cumprimento de suas penas.